Tags mais usadas:

Viver a observar
Visualizações: 2 | Comentários: 0
Sociedade
18/05/2020
Tags:

Viver a observar faz parte de gerações de ensino, mas nunca de forma tão intensa como hoje.

Desde muito pequenos que aprendemos enquanto observamos, aliás desde que nascemos que o fazemos e com o passar dos anos esta aprendizagem fica de tal forma enraizada que na verdade nos esquecemos que constantemente estamos a aprender e a ser influenciados pelo meio que nos rodeia.

Este processo de aprendizagem, em termos sociais é um processo cíclico. Quando nos tornamos pais, o nosso instinto é ensinar, seja através da repetição ou através da amostragem. Quer seja pela celebre expressão "Mama" ou "Papa", em que o objectivo é ensinar a repetir aquilo que dizemos ou através da indicação e associação de um nome, a criança não só está a obter novas informações e conhecimentos, como também a desenvolver e a aprofundar a sua própria capacidade de aprendizagem através da observação.

Com o passar do tempo, a criança vai aprendendo a aprender cada vez mais e começa a monitorizar cada vez mais os movimentos, reacções e acções que os pais têm. É fácil pensar que a criança  apenas aprende nos momentos de interação, mas a verdade é que tanto nos momentos em que estamos a interagir com as crianças como nos que não estamos, as crianças estão constantemente a observar e a aprender!

 

Os conhecimentos que vão adequirindo são cada vez maise vai acumulando cada vez mais essa informação, essa educação.

 

 Já por isso se diz faz o que

Tudo o que aprendemos, de facto está relacionado com o que observamos no meio que nos rodeia, a educação que tivemos em criança nunca foi sobre o que os nosso pais nos disse para fazer mas sobre aquilo que observamos neles.

 

Hoje mais do que nunca, a nossa educação já não se baseia em observar a 

Para comentar efectue o seu login ou registo
© Copyright 2020 | With by AF | All Rights Reserved