A desflorestação na Amazónia bate recorde histórico no primeiro trimestre de 2020!
Entre agosto de 2019 e abril de 2020 a desflorestação totalizou 5.666 km², o equivalente a 794 campos de futebol – quase o mesmo que a soma dos dois anos anteriores, no mesmo período (Dados fornecidos pelo Deter-B do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Em termos percentuais, a desflorestação de agosto de 2019 a abril de 2020 já mostram um crescimento de 94% em relação ao mesmo período no ano anterior.
Considerado isoladamente, a desflorestação no mês de abril é igualmente assustadora, conta com um aumento de 64% em relação ao mesmo mês de 2019.
Números que são assustadores tendo em conta a importância da Amazónia no nosso planeta.
Jair Bolsonaro afirmou que é “uma falácia” dizer que a Amazónia “é um património mundial”, no entanto o mundo, tal como um corpo precisa de um pulmão para funcionar!
O presidente brasileiro é favorável à exploração dos recursos minerais da Amazónia, juntamente com outros países.
Hoje todos sentimos o impacto de uma doença que fez confinar o mundo. A vontade de respirar e não o conseguir fazer, tirou a vida a muitos de nós mas a cura pode ainda ser conseguida com uma vacina. Se continuarmos com este ritmo de desflorestação, não haverá vacina que nos valha. A Amazónia é o verdadeiro pulmão do mundo e sem ela o desequilíbrio ambiental será enorme! Os impactos ambientais são assustadores...