Tags mais usadas:

A Terra nas nossas mãos
Visualizações: 56 | Comentários: 0
Ambiente
22/04/2020

Se há algo certo, é que a nossa primeira casa é a Terra e que a vida sem ela não nos é possível!

É cada vez mais perceptível ao ser humano os danos que até então temos vindo a causar ao nosso próprio planeta e em consequência a nós próprios. As catástrofes naturais, têm-se vindo a intensificar e em muitos países a dificuldade em respirar é cada vez maior! Em Nova Déli, um dos maiores focos de poluição do mundo, já é possível encontrar pequenos negócios de venda de doses de oxigénio. Um cenário que até então era impensável e que nos exige agora acções imediatas para que possamos viver!

Muitos dos comuns cidadãos, partilham a angústia de os grandes senhores do mundo não se preocuparem com questões ambientais e de apenas tratarem da economia como se de um verdadeiro pulmão se tratasse mas a verdade é que este problema tem de ser combatido por cada um de nós. Um problema a ser combatido segunda a perspectiva, bottom up e que não pode ficar a aguardar medidas daqueles que só as tomarão quando for tarde demais.

Vivemos sem nos questionarmos das consequências de cada pequena acção. É diferente comprar uma garrafa de plástico ou de vidro, perdemos a capacidade de ponderar se podemos ou não reutilizar ou até mesmo reaproveitar! Simplesmente somos educados e educamos a consumir e é o que fazemos... Não nos questionamos sobre pequenas acções que se repetem todos os dias como deixar a água a correr enquanto escovamos os dentes ou até mesmo o número de horas que passamos no sofá a ver Netflix! Sim, até mesmo sentados podemos contribuir imenso para as emissões carbónicas no nosso planeta. Segundo um artigo da VOGUE 1 hora de streaming de Netflix contribui com 0.42kg de emissões carbónicas e a compra de um novo par de calças de ganga com 33.4kg.

Na verdade são pequenas decisões que tomamos que só são tomamos por falta de conhecimento. É nas pequenas decisões que podemos mudar o mundo e sem conhecimento prévio das consequências somos tentados a cometer suicido.

Na maior parte das vezes, não nos preocupamos ou não nos lembramos do verdadeiro esforço que envolve a produção e impacto da compra de um determinado artigo. Para além do básico como reciclar é também essencial pensar sobre a verdadeira necessidade de aquisição. Nunca fez tanto sentido falar em questões como por exemplo o minimalismo

O tempo da despreocupação e de descuido já passou, temos agora que começar a olhar para o nosso meio ambiente como um todo. É tempo de repensar sobre as nossas acções e não o podemos fazer somente no dia da Terra.

De forma a consciencializar nasceu um projecto chamado Ecological Earth que tem como objectivo inicial demonstrar às pessoas o impacto que cada um de nós tem para com o meio ambiente. Um projecto que para além de informar, promete tornar fácil a percepção e o cálculo da nossa pegada carbónica. Convido a todos os leitores a fazer este cálculo e a reflectir sobre o seu impacto no meio ambiente.

Uma reflexão necessária que de certeza contribuirá para que vivamos mais e melhor neste mundo tão bonito como a nossa Terra!

🌎❤️

Referências: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/11/27/o-bar-que-vende-doses-de-oxigenio-em-nova-deli-cidade-tomada-pela-poluicao.ghtml
Para comentar efectue o seu login ou registo
© Copyright 2020 | With by AF | All Rights Reserved