É impressionante a adaptação e a criatividade que o ser humano tem face a situações de emergência e de stress! Este caso é uma excelente representação disso mesmo!
Um dos problemas mais recorrentes nos hospitais, devido ao covid-19 é a falta de ventiladores para socorrer as pessoas com necessidade de apoio respiratório e esta ideia surge devido a essa mesma necessidade.
O médico italiano Renato Favero, contactou a empresa Isinnova com a ideia engenhosa de usar máscaras de snorkeling para colmatar esta falha. A empresa havia já criado válvulas de ventiladores através de impressoras 3D, em menos de 6 horas e aceitou também este novo desafio. Contactou a Decathlon e modificou as máscaras Easybreath de forma a poderem incorporar um sistema de ventilação.
Assim nasceu a Charlotte, a máscara já foi testada e resultou! Falta agora a aprovação das autoridades de saúde para que a máscara entre no mercado.
Fantástica a união das forças envolvidas na produção desta máscara, que para além de fazer muita falta a todas as unidades de saúde a nível global, demonstra também que em tempos de necessidade, se nos apoiarmos uns nos outros, conseguimos grandes feitos!