Tags mais usadas:

Covid 19 - O lado bom
Visualizações: 346 | Comentários: 2
Sociedade
18/03/2020

Nunca em momento algum pensei que algo desta dimensão pudesse acontecer na nossa sociedade. Na verdade já o testemunhei em livros ou filmes mas vivenciar toda esta calamidade na primeira pessoa é no mínimo desesperante...

Por cada dia que passa, são aos milhares os novos infectados e infelizmente o número de pessoas que não resiste a este vírus tem crescido exponencialmente... Nada de bom é possível ver aqui! O cenário é realmente assustador mas será que todas as consequências que provêm deste vírus são más? Haverá algo de bom que possa estar a acontecer também?

Acredito que a sociedade nunca será a mesma, tanto na maneira de pensar como na maneira de lidar com a vida. Não me recordo de outra situação semelhante que disponibilizasse tanto tempo para cada um de nós! É certo que o tempo está confinado a quatro paredes mas o facto de o ter permite-nos refletir sobre como o temos aplicado.

Sinceramente e após ouvir tantos relatos de amigos, conhecidos e familiares, entendi que para muitos, o facto de terem tempo chega a ser agoniante! É impressionante a quantidade de pessoas que demonstram o sintoma de nunca o terem tido. Será que este vírus está a desvendar um outro que perdura à tanto na nossa sociedade?

Todos nós, independentemente da cor, raça, geração ou qualquer outra coisa que nos distinga, passamos por duas etapas, nascemos e morremos! O que é feito pelo meio? Onde andamos a gastar a maior parte do nosso tempo? Será que o gastamos com o que nos é mais importante?

São tempos como estes que nos fazem reflectir e questionar a nossa forma de viver! Dedicamos todo o nosso tempo a um sistema que se demonstra já falível e sem valor! Da noite para o dia, tudo o que era importante deixa de o ser! As prioridades mudam e o que ontem era verdade hoje é mentira! Hoje estamos confinados a 4 paredes como na verdade sempre o tivemos, a grande questão é que agora estamos sob o perigo iminente de perder aqueles que mais amamos e entendemos a forma de como estamos impedidos de gastar o nosso tempo. 

Todos os dias temos relatos de pessoas que se auxiliam umas às outras e contrariamente ao relatado em muitos livros ou filmes as pessoas mantêm-se unidas e ajudam-se! Há um sentimento de solidariedade crescente, a luta e a competição desalmada deu lugar à partilha e à empatia, o ser humano começa a revelar-se humano e a sua génese começa a vir novamente ao de cima! Tempos difíceis que nos demonstram quem somos e que nos fazem entender que este sistema social ainda não é o perfeito! É preciso mudanças e algumas são já visíveis!

A nossa casa começa a respirar novamente, a tranquilidade e os animais voltam a surgir em locais que anteriormente foram tomados pela correria e ocorre já uma desaceleração das produções que é bem visível em todo o Mundo. Aquilo que se acharia impensável fazer foi imposto pela natureza e hoje todos paramos! A correria pelo consumo desnecessário suspendeu e novas formas de pensar estão a surgir! A criatividade voltou em força e novas formas de ajudar surgem agora de todo o lado do mundo. Um mundo unido em luta e tudo isto só foi possível devido a uma medida imposta!

Ter tempo! 

Para comentar efectue o seu login ou registo

Comentários

monikapersona

Dom, 2020-03-22 19:06

O mundo não parou... Nós é que andamos rápido demais... Um periodo horrível mas espero que desta vez consigamos aprender alguma coisa!

telmasilva

Dom, 2020-03-29 17:04

Aprendermos a estar sozinhos é um bem muito valioso!

© Copyright 2020 | With by AF | All Rights Reserved