EMPATIA: Este é um dos maiores desafios da vida adulta. Saber colocar no lugar do outro, conseguir chegar até ao outro, conseguir adaptar a comunicação ao outro. Esta é aquela competência que não nos ensinam nem na escola, nem na faculdade, e das que mais falta nos pode fazer na vida pessoal e profissional. Já Fritz Perls dizia que contactar é reconhecer as diferenças.
A comunicação tem duas componentes: verbal e não verbal.
A comunicação verbal implica que a mensagem seja bem criada e bem traduzida. O processo de comunicação verbal tem muito que se diga, mas mais podemos dizer sobre a comunicação não verbal.
A comunicação não verbal envolve todos os órgãos dos sentidos, na interação das pessoas, sem que precisamente haja interação verbal. Estamos a falar do tom de voz, dos gestos, da postura corporal, da distância, da aparência, etc. Será que devemos procurar entender mais sobre este assunto?! Ora vê: 55% do conteúdo da comunicação é entendido através da expressão corporal.
Durante o teu dia estás sempre a comunicar! Queres deixar boa impressão:
1. Sorri.
2. Não cruzes os braços.
3. Olha a pessoa nos olhos.
4. Começa com um aperto de mão forte.
5. Mantém uma postura ereta e com os ombros para trás.
6. Os gestos das tuas mãos devem acompanhar as tuas palavras, e as palmas das tuas mãos devem sempre estar viradas para cima.
7. O discurso deve ser lento e claro, com tom de voz moderado.
8. Evita repetir gestos sistematicamente.
9. Chama a pessoa pelo nome (pessoalmente a minha favorita).
10. Mostra interesse no que a pessoa está a falar e faz perguntas.
11. Elogia a pessoa de forma discreta e sincera.
12. Mostra respeito pela opinião da pessoa.
13. Admite os teus erros.
14. Não critiques, condenes ou julgues.
15. Evita as discussões.
16. Não deixes a pessoa envergonhada.
Parecia mais fácil, não parecia? Olha tenta...!
Comentários
António Ferrete
Sáb, 2020-04-04 01:26
Bela e rara, não podia ser fácil!
Acho que não dá para ensinar, só mesmo vivenciando ;)