Tags mais usadas:

O mito da produtividade em quarentena
Visualizações: 59 | Comentários: 1
Sociedade
08/04/2020

Certamente já reparaste que nas redes sociais, diariamente, somos invadidos por publicações de pessoas muito mais produtivas que nós.

Durante a sua estadia em casa, eles conseguem pintar paredes, fazer exercício físico todos os dias, criar brincadeiras com as crianças, vestirem-se como se fossem sair de casa para o trabalho, alimentarem-se de forma saudável inventando novas receitas, entre outros feitos heróicos. 

Daí surge uma culpa no teu interior, porque também planeaste mil e uma coisas, mas não conseguiste executar metade.

Como assim?! Tens todo o tempo que desejaste um dia ter, e mesmo assim não fazer aulas de yoga às oito da manhã como sempre dirias que ias fazer caso tivesses tempo livro? Nem começaste o curso online de chinês?

Vais fazendo um esforço para tentar te manter ocupado ao máximo, só que ainda assim achas que podias ter feito muito mais.

É desnecessário e vamos ser realistas: estamos a viver um período complicado. Estarmos em casa nesta fase não é um luxo e, mais importante que tudo, o "fazer nada" é fazer alguma coisa, e é uma tarefa tão importante como qualquer outra. 

Temos de ser mais brandos nas expectativas que criámos. Não temos de ser pais perfeitos, em forma, trabalhadores e saudáveis todos os dias. Não somos uns falhados porque não conseguimos estar em melhoria constante. Deveremos nos sentir satisfeitos pelas pequenas conquistas e mais importante que tudo valorizar a pessoa que somos neste momento e que tenta todos os dias dar o seu melhor para cumprir as suas obrigações.

 

 

Referências: https://www.nytimes.com/2020/04/01/style/productivity-coronavirus.html; https://www.bbc.com/worklife/article/20200330-covid-19-how-to-learn-a-new-skill-in-coronavirus-quarantine
Para comentar efectue o seu login ou registo

Comentários

António Ferrete

Qui, 2020-04-09 01:12

Acho que se revela um problema não só da quarentena! Infelizmente está super enraizado na sociedade :/

O não fazer nada, não é para todos ;)

© Copyright 2020 | With by AF | All Rights Reserved