Tags mais usadas:

6 ideias para este tempo
Visualizações: 45 | Comentários: 1
Sociedade
04/04/2020

Uma das coisas mais difíceis de se fazer é encontrar alguma motivação quando estamos fechados em casa sem pudermos sair para a nossa vida normal, ir ter com os nossos amigos, aproveitar uma esplanada ou uma sala de cinema.

 

Para quem tem crianças os dias podem ser uma maior variedade, mas para quem não os tem há sempre uma tendência enorme em cair na rotina. Nem todos têm a sorte ou o azar de ter teletrabalho em casa, como é o meu caso.

 

Posto isto, o que vamos fazer? Algumas pequenas ideias para mudarmos a nossa rotina de isolamento ou distânciamento social.

 

1. Renovação do guarda roupa

 

  • Ao longo dos tempos vamos acumulando imensas peças de roupa, alguma que já nem usamos ou que já nem nos servem. Roupas que comprámos para aquela ocasião e que nunca mais saímos com elas à rua, ou porque gostámos dela, tanta coisa. E porque não desarrumar todo o guarda-roupa, escolher as roupas que usamos e não, aquela que nos serve e nos é essencial? Porque não doar aquilo que já não usamos (desde que esteja em bom estado), reciclar aquela peça de roupa que tanto gostamos mas que por esta ou aquela razão não a usamos? Porque não dar uma volta e arrumar tudo em condições, organizando as roupas por estações do ano por exemplo? Deixo ao vosso critério.

 

2. [email protected], renovei a casa

 

  • Sabe aquela altura em que olhamos para nossa casa e percebemos que já não é aquilo que nós queríamos, que a organização passou a desorganização? Que aquela jarra nunca ficou muito bem ali ou aquele quadro que ainda está por pendurar? Ora, se nunca tiveste tempo, agora isso já não é desculpa. Porque não reorganizar a sua casa, fazer aquela mudança que desejava, mudando aqueles moveis de sitio, girar o sofá, colocar a televisão naquele canto, pendurar os quadros, mudar as lâmpadas do candeeiro. Olha para a tua casa e pensa naquilo que precisa ser feito e vai, mãos à obra.

 

3. Tirar o pó aos livros

 

  • Alguns de nós são chamados de colecionadores de livros. Ou porque vamos a um alfarrabista ou porque aquele autor que gostamos tanto lançou um novo livro, nós trouxemo-lo para casa mas ainda não o conseguimos ler. Pois bem, já que organizaste o teu espaço, a tua casa, aproveita o feng shui e cria o teu cantinho de leitura, tira meia hora do teu dia, vai para esse espaço e lê algumas páginas. Cria um hábito de leitura que podes levar para quando voltarmos à rotina normal. Mais uma coisa, não avalies o livro pela capa ou pelos primeiros parágrafos. Leva-o até ao fim, mesmo que depois não gostes do livro. Mais vale uma opinião enraizada que uma opinião sem fundamento.

 

4. Lixo no lixo

 

  • Para além de acumular livros eu sou também um acumulador nato. Guardo sempre tudo porque acho que um dia vai ser preciso. Talvez seja uma herança hereditária, mas não interessa, como eu há muita gente assim. Então, agora que tens tempo, faz um grande esforço (porque eu sei bem o que isso é) e arruma todas essas coisas. Olha para elas e pensa: será que me são mesmo essenciais? Que vantagem me traz? Se a resposta foi não às duas perguntas então talvez esteja na hora de te livrares disso. Pode até nem ser lixo, coloca numa caixa e vê se pode ser útil a alguém. Se não, bem, então quando tiveres oportunidade leva a um ponto de reciclagem ou então faz tu mesmo.

 

5. De velho a novo

 

  • E aquelas alterações que queriam fazer naquele móvel ou naquela cama ou na peça que tanto gostámos mas que está velha? Então, agora tens esse tempo, de reciclar roupa, móveis ou outra coisa qualquer. Dedica parte do teu dia a isso e quem sabe, quando esta pandemia passar tenhas várias coisas novas aí por casa. Quem sabe, renovar o jardim?

 

6. Todos somos artistas

 

  • Cada um tem um gosto por uma arte diferente e achamos sempre que somos incapazes de o fazer. Ou até há algo que gostamos muito de fazer mas o tempo, mais uma vez o tempo, não deixa. Então porque não aproveitar, respirar fundo e dedicar um pouco do dia para isso? Inventar novas receitas, pintar um novo quadro ou criar uma peça do nada. Sentar a uma mesa, escrever um pouco. Bom ou mau, não interessa, é um início, aquele início que só tu podes fazer.

 

Aquilo que na verdade eu acho é que nós podemos fazer tudo aquilo que desejamos, só precisamos de ter vontade própria. Fazer um pouco de tudo isto neste tempo em que o tempo abunda pode ser o início para aquele estado de vida que desejamos. Há tanta coisa que gostamos e queríamos fazer, então este é o momento. Depois de criar o hábito é muito mais fácil de continuar a fazer. Não deixem que a quarentena/isolamento/distanciamento social tome conta de vós, tomem antes vocês as rédeas neste tempo, pois a vida a nossa e não de mais ninguém!

Para comentar efectue o seu login ou registo

Comentários

© Copyright 2020 | With by AF | All Rights Reserved