Tags mais usadas:

Quem tem animais em casa é mais resistente ao coronavírus?
Visualizações: 296 | Comentários: 0
Saúde
09/04/2020

A médica polaca Dr.ª Sabina Olex-Condor, que trabalha num hospital em Madrid, diz que o contacto com animais domésticos pode aumentar a resistência humana ao coronavírus.

A médica chegou a essa conclusão, depois de realizar observações em si mesma e nos seus colegas de hospital (médicos, enfermeiros e outros funcionários). Entendeu que muitos dos funcionários do hospital que tinham gatos, embora tivessem contacto com o vírus, não ficaram infectados.

Estas observações deixaram a médica muito interessada sobre esse fenómeno e começou a questionar os pacientes de forma a descobrir se eles tinham animais de estimação. Verificou que a maioria das pessoas que iam ao hospital  não tinham animais de estimação. Até o momento, a observação foi realizada num grupo de cerca 100 pessoas.


Pode-se supor que os donos de animais de estimação tenham maior resistência ao coronavírus porque têm contato diário com os coronavírus específicos dos animais de estimação.

O sistema imunológico dessas pessoas pode estar assim melhor preparado e pode agir com mais eficiência. A médica disse que as pessoas com cães ou gatos em casa não apresentavam sintomas da doença Covid-19 ou passaram a doença muito suavemente.

Os gatos têm e carregam a sua própria forma de coronavírus, que não pode ser transferida para pessoas, mas com o contato próximo e diário com o animal pode fazer com que os donos produzam anticorpos para esse agente patogénico que também pode destruir o coronavírus humano. Este é um fenómeno conhecido e chamado de resistência cruzada. Consiste no facto de os anticorpos de um vírus também destruir um outro semelhante.


Dr.ª Sabina Olex-Condor enfatiza ainda que são necessários testes detalhados para confirmar estas suspeitas e que as conclusões iniciais são promissoras, especialmente para os donos de animais.

Como já foi confirmado, os animais de estimação não transmitem o vírus aos seres humanos, o que torna ainda mais interessante! Não transmitem o vírus para as pessoas mas são capazes de proteger os seus donos de ficarem doentes.

Referências: https://swiatzwierzat.pl/koronawirus-mw-070420-koty
Para comentar efectue o seu login ou registo
© Copyright 2020 | With by AF | All Rights Reserved